quinta-feira, 26 de junho de 2014

Quebrando a rotina

Tive uma crise terrível de Labirintite em 2011, e depois de sete dias em repouso, me desesperei quando escrevi como era voltar para minha antiga rotina:

- 5:3o - Acordar;
- 5:40 - Acordar de verdade;
- 5:50 - Acordar de verdade sem deitar de novo;
- 5:55 - Tomar banho;
- 6:15 - Sair do Banho e colocar uma calça jeans, camiseta, allstar e todas as blusas;
- 6:30 - Estar pronta para sair de casa;
- 6: 45 - No máximo pegar meu ônibus onde ninguém vai me deixar sentar;
- 7:45 - Chegar no serviço e tomar café;
- 8:00 - TRABALHO;
- 12:00 - ALMOÇO;
- 13:00 - TRABALHO;
- 18:00 - Início de processo de recuperação do estado humano criativo.


Digo Freitas

Você sabia que as pessoas que trabalham em escritórios com um serviço rotineiro sem tomar decisões que mudam, realmente, alguma coisa na vida de alguém, acabam prejudicando seu intelecto humano criativo e alimentam o humano mecânico?

Tem um trabalho que fala sobre isso. É da aluna de Educação Física na Universidade Santa Catarina, Tatiana Piucco. Nele você entende o que acontece com a nossa sociedade cheia de trabalhadores. Para ler clique aquiAchei legal pra dar uma base porque tem as referências e tudo, mas também acredito que todo mundo sabe disso, não? 

Estou trabalhando em casa há cerca de um ano. É claro que dependendo da sua profissão, demora um pouco para receber aquele tão sonhado valor mensalmente, mas o fato é que não tem comparação em qualidade de vida. 

Hoje eu tomo o meu café (e não de máquina) na hora que acordo, adotei uma cachorrinha pra amar, posso arrumar meu horário pra passear no meio do dia, faço meu devocional, posso trabalhar a noite quando estou sem sono para adiantar a meta do outro dia, faço o jantar para o meu marido e separo um tempo para estudar o que preciso. 

Apesar das limitações, meu sonho é me estabilizar nessa vida. Também aceito ser contratada, mas meu desejo é de um trabalho na minha área profissional, perto de casa e de meio período. Assim manteria as principais vantagens de home office. Mas é claro que tem as desvantagens, pois em certos dias o relógio não colabora. 

Atualmente estou aprendendo mais sobre AdWords e MKT Digital para poder tirar meu certificado do Google. Também estou aprendendo Espanhol online para viabilizar alguns sonhos pessoais. Tenho meu blog para manter atualizado, e outros onde sou criadora (você pode saber quais são na página "Pra quem escrevo"). Sou dona de casa, voluntária em duas organizações, tenho essa cachorrinha que me olha constantemente pedindo atenção, e eu não resisto. Tenho meus ministérios de dança, de música e de crianças. Além disso, é claro, tenho meu trabalho que deve ser realizado antes de qualquer atividade. Se você acha que vai ser fácil organizar a sua agenda trabalhando em casa, vou avisando que a última palavra que vai usar durante essa tarefa, é "fácil". 

Mas no final de tudo, tem valido a pena ter abraçado a dificuldade, pois só assim aprendi na prática a minha profissão. Muitas vezes é melhor investir mais no futuro. E acreditem ou não, acho que essa música tem tudo haver com quem decide se arriscar. Eu gosto de Sandy, me julgue! rs. 


"Eu disse sim pro mundo
Eu disse sim pro sonhos
E pra tudo que eu não previa
Sim pro inexplicável
Eu disse sim, eu caso
Eu disse sim pra tudo que eu podia
E eu podia mais do que eu sabia"





Foi por isso decidi dar algumas pequenas dicas e indicar uns sites que podem te ajudar a quebrar sua rotina, se quiser abraçar o desafio. 

Ajudinha

Aqui eu vou falar sobre três dicas que servem pra mim. Como sei que podem servir pra você também, não custa compartilhar, mas já vou avisando que não tem garantia nenhuma de funcionar. rs 

Por mais que você odeie, usa uma agenda
Se você, como eu, já deixou várias agendas pela metade, mude esse hábito feio. Se você não tiver planejamento semanal, vai acabar se atrapalhando e pegando mais serviço do que pode. 

Tenha um portfólio independente do que faz
Se você faz artesanato, monte um portfólio. 
Se é jornalista, monte um portfólio. 
Se é fotógrafo, monte um portfólio.
Se é costureiro, escritor, publicitário... monte um portfólio. 
Dificilmente alguém vai te contratar se não souber o que você faz. O meu está aqui!

Crie um sistema de recompensas pessoal
Pode parecer bobo mas pelo menos funciona pra mim. Tem dia que a gente não quer fazer nada e tá tudo travado. Pra não ficar desmotivado, pense assim: "Quando eu terminar esse texto tomo um café", ou "Vou tomar um sol lá fora assim que terminar esses 20 produtos". Pegou a ideia? Pequenas coisas boas que te ajudam a terminar algo. Um café ou um solzinho te ajudam a esfriar a cabeça. mas muito cuidado pra não cair na procrastinação eterna. rs Ficar enrolando não vai nos levar a nada, amigos. rs

Além dessas, pesquise mais sobre a importância de ter um espaço adequado para trabalha, organizar horários, manter a casa arrumada pra ajudar a manter a mente organizada também e outras regras básicas. Os sites abaixo vão te ajudar! ;)

Sites

As próximas três dicas, são de sites que te ajudam na organização, captação de trabalhos e finanças. 

EscolaFreelancer
Esse site é bem legal pra dar dicas, divulgar materiais de apoio e tirar dúvidas pra quem decidiu se jogar nessa vida. 

Trampos.co
Eles divulgam muitas vagas para Freelancer e Home Office

ZeroPaper
Se você não tem afinidade com planilhas financeiras, e se não tem um contador, esse site pode ajudar a organizar a renda. Isso é importante pro negócio fluir!

Como eu amo o site Catraca Livre, vou deixar também o link para matéria 10 sites para quem quer ser Freelancer, que reúne ferramentas bacanas também.


O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Vergonha alheia: Caio Fábio no The Noite

Tenho muitas pautas em espera, mas não posso deixar de falar sobre a entrevista constrangedora que o Pastor Caio Fábio deu para o humorista Danilo Gentili ontem (23), no programa The Noite do SBT. Vou deixar o vídeo no fim para quem ainda não viu, mas eu não aconselho divulgar.


Apesar do Caio Fábio expressar algumas indignações que compartilho a respeito da igreja evangélica, é insuportável ouvi-lo dizer que viajou o país tentando esclarecer uma massa totalmente ignorante. Sabe aquele aluno na sala de aula que pensa ser o único que sabe escrever uma redação, e se auto elege orientador dos demais, até quando não é requisitado? Pois essa personagem resume o que o pastor tenta ser. 

Vou deixar claro que: 

Criticar as igrejas evangélicas: Ok! 
Discordar da manipulação feita por alguns pastores: Ok!
Questionar ensinamentos que só contrariam o que Jesus disse: Ok! 

Mas...

Pensar que é o único a cumprir a vontade de Deus: Não!
Generalizar todos que frequentam uma igreja como ignorantes: Não!
Sugerir que não existe vida inteligente dentro da igreja, para que todos te sigam: Não! 

Mas o maior "Não! Por favor, não!" vai para o relato ridículo que ele faz na entrevista, sobre ter iniciado sua vida sexual aos cinco anos com a sua babá, de 15 anos. Apesar de ser uma menor abusando sexualmente de outro menor, ainda é a cena de uma criança sendo molestada, e não deveria ser descrita com alegria em rede nacional, por um pastor. Pior ainda, é aproveitar isso para dizer que a igreja orienta mal crianças e jovens sobre sexualidade sem nenhum argumento sólido. 

Igreja nunca foi um prédio! Igreja significa "chamados para fora", ou seja, um grupo de pessoas chamadas para sair de um lugar onde se reúnem, para realizar aquilo que Jesus ensinou, juntas! Tem um monte de gente que não faz isso. Todo mundo sabe. Mas isso não significa que não tem ninguém fazendo o certo além dele. É o que eu sempre digo: As pessoas devem se informar mais, antes de falar sobre qualquer coisa. 

A questão é que tem um povo que ama se auto elogiar e se promover com base no erro de alguns, induzindo muitos a pensar que todos erram, mas não é assim não. É muito, mas muito fácil mesmo criticar uma igreja, uma ONG, uma instituição sem fins lucrativos ou qualquer um com algum propósito ou desafio social. Difícil, é sentar e conversar com seus líderes e assumir a responsabilidade de mudar o que está errado para que o objetivo seja alcançado. 

As ruas estão lotadas de pessoas que saíram da igreja dizendo que desistiram por terem visto algo de errado nos membros ou na liderança. Me desculpe, mas se você é uma delas, saiba que abandonou um barco a deriva, e agora está sozinho em um bote dizendo que pulou fora pois sabia o caminho, e os tripulantes não. Só se esqueceu de uma coisa: Só existe um farol, e ele pode ser visto de um barco, de um bote ou de qualquer lugar. Mas um barco salva mais "homens ao mar" do que um bote. Entendeu? 

Outra coisa que sempre me deixa pensativa, é saber que o Danilo Gentili era evangélico e foi um desses que saiu por não concordar e blablabla. Sempre gostei dele como humorista, escritor e repórter. Também gosto de assistir o seu programa, apesar de não curtir piadas "pesadas". Acho que se uma pessoa inteligente como ele tivesse se colocado a disposição do reino de Deus, e não apenas de uma igreja (homens que erram), teria feito uma diferença enorme. Ainda digo que se ele quisesse, poderia ter confrontado muito mais algumas das ideias incoerentes do Caio Fábio sem se esforçar, mas nem isso fez. Uma pena. 

Enfim, fica aí o vídeo de uma entrevista que tinha tudo pra ter sido uma crítica sólida contra o uso indevido do evangelho, mas não passou de uma sessão de auto elogios de um tal de Caio com sua filosofia que até teria base, se não fosse tão egocêntrica. 




quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quero fazer uma doação

Olá pessoal, tudo bem? Quero compartilhar outro movimento bem bacana com vocês hoje. Quantas vezes você já separou uma parte, mesmo que pequena, da sua renda mensal para ajudar alguém com uma cesta básica, roupas novas ou remédios? É um assunto até que difícil, pois boa parte da população não para pra pensar nisso. 

Cerca de 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias em várias partes do mundo, e não sou eu quem estou dizendo. Esses são dados divulgados pela ONU no ano passado, quando receberam o novo relatório da FAO. Enquanto isso, nas nossas casas o lixinho da pia sempre tem alguma sobra. 

Esse é só um dos exemplos de desigualdade social, afinal muitos passam frio enquanto nossos guarda-roupas estão lotados de blusas que não usamos e muitos sentem sede enquanto jogamos água tratada pelos ralos aos litros. Mas como equilibrar as coisas? 

Não é todo mundo que pode abandonar sua vida, sua família e trabalho para ir servir aos que precisam, mas a verdade é que qualquer um pode ajudar quem decidiu fazer isso de algum jeito. Por isso quero falar sobre o Kickante!


O Kickante é um programa de financiamento coletivo. Explicando da forma mais simples possível: Você entra no site, escolhe um projeto e doa um pouquinho do valor que eles precisam para alcançar sua meta. Fácil né? 


Olha só a explicação mais clara ainda: 

Colabore com artistas, atletas, empresários e ativistas!
Faça parte de um grupo seleto de pessoas que tiram projetos fantásticos do papel

Recompensas de arrepiar!
Para cada contribuição, receba uma recompensa relacionada. Tem jogos, CDs, arte e prêmios exclusivos!

Facilidades na sua contribuição
Patrocine um projeto com boleto ou cartão de crédito (podendo parcelar em até 6x)!


Dentro do site tem a descrição completa de cada projeto, e você só precisa procurar aquele que considera mais essencial. A melhor parte, é que você pode fazer isso sempre que quiser, e ao se cadastrar, vai receber informações do andamento do projeto que escolheu. Agora me diz: tem desculpa pra não ajudar?

São inúmeros projetos, inclusive culturais e esportivos, então tenho certeza que você vai achar algum. Aí você pode me falar que quem está precisando de ajuda financeira é a sua conta bancária, mas se você for cristão, vou deixar uma dica. Inclusive, ela é beeeem válida pra quem não é cristão também. 


"Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham." - Atos 4:32

Tá. É difícil ter tudo em comum hoje em dia até pela ideia de Aldeia Global que vivemos, mas que pelo menos uma parte a gente pode dividir, isso pode. Doar, é plantar. Quando você planta uma semente, ela dá frutos. Quando você guarda uma semente, ela dá o que? 

Só que é válido lembrar, que nenhuma doação é bem vista por Deus (e por algumas pessoas também), quando ela não é dada de coração. Ajude alguém se o seu coração estiver de acordo, caso contrário, se ajude espiritualmente primeiro até que consiga sentir amor pelos que sofrem.


Doação ou Dízimo? 

Querendo provocar um pouco mais sua ideia de vida cristã, quero fazer você pensar sobre o destino das suas doações, caro leitor. Muita gente fala mal do dízimo hoje em dia, até mesmo pela ausência de obras sociais em muitas igrejas. Daí eu deixo duas reflexões: 

1. Se você não entrega o dízimo na sua igreja por esse motivo, não acha que poderia usar 10% da sua renda para doar pra causas como essa? 

2. Se você entrega o dízimo na sua igreja, acredita que tem o direito de questionar seus dirigentes quanto aos trabalhos sociais que andam fazendo? 

Gostou desse post? Leia também a página desse blog PROJETOS QUE APOIO, e os textos "Como ajudar uma pessoa" e "Ser voluntário, mas não da copa". ;)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manifestações durante a copa

As manifestações que estão acontecendo durante a copa tem chamado a atenção do mundo, para um Brasil democrático e cheio de liberdade de expressão (às vezes né?). Mas quero falar hoje de uma manifestação mais do que relevante. 

No último sábado, dia 14 de junho, foi celebrado o Dia de Evangelização Global (GODbr). Acredito que tenha sido impactante aqui no nosso país, pois estamos recebendo o mundo todo durante a copa. Tive a oportunidade de participar com minha turma da EMU (Escola de Missões Urbanas) do JocumSampa, em uma ação que aconteceu na Praça da Sé, junto com vários outros grupos. 


Foram realizados diferentes tipos de abordagem como abraços grátis, peça, dança e entre elas, realizamos a distribuição do material contra exploração sexual que está rolando nos impactos. Se trata de um cartão vermelho com a frase "Exploração Sexual é crime! Denuncie! Disque 100", em vários idiomas. Isso nos dá a oportunidade de abordar várias pessoas para explicar sobre o problema no Brasil. 


Achei muito bem elaborado esse cartão, e fiquei super feliz por saber que foi uma iniciativa da igreja (não templo, pessoas). Afinal de contas, aquele primeiro capítulo da carta de Tiago ensina o cristão a ser ativo contra os problemas sociais, e não alguém que frequenta um templo pra cantar e pronto, certo? 

A vereadora Patrícia Bezerra também divulgou hoje no seu perfil do Facebook, um jornal muito bom para quem quer entender melhor o problema, então acho muito legal para ler e divulgar. 


Duas frases mexeram muito comigo nesse sábado. A primeira foi do líder da EMU, o Marcelo, que disse pra turma algo tão óbvio, mas que eu nunca tinha parado pra refletir: Atividade espiritual, não é o mesmo que disciplina espiritual. A gente canta, prega, dança, evangeliza, participa de impactos e tantas outras coisas, mas se isso não estiver intimamente ligado ao seu relacionamento pessoal com Cristo, vai ser só uma atividade. Tudo isso deve ser feito com o coração ligado em Deus pra não cair naquele padrão que Jesus apontou no evangelho de Mateus 15:8, dizendo "Esse povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está distante de mim". Se enquadrar nesse grupo deve ser muito triste.

A segunda, foi durante o evangelismo na Sé quando encontramos um grupo de chineses que nos pediram para tirar uma foto deles. Fomos falar de Jesus, quando o guia do grupo disse algo que eu não entendi, e depois a Natália que estava comigo, explicou, dizendo "Você não viu? Ele disse que chinês não conhece Jesus". A gente vive ouvindo e falando sobre a necessidade de divulgar o amor de Deus e do plano de salvação pro mundo, mas foi um choque de realidade ouvir de um povo que eles realmente não conhecem o evangelho. Pior do que viver onde uma religião é imposta à você, é viver condenado a não ter acesso a verdade. 

Por essas e outras eu termino esse texto com o trecho de Romanos, onde o apóstolo Paulo deixa bem claro que devemos ser uma igreja ativa na terra, e com a minha música favorita do Switchfoot: Dare you te move (Desafio-te a mover-te), pois realmente eu te desafio, enquanto me desafio! 


" [...] porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "

Romanos 10:13-15

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sobre a Copa do Mundo, Greves e Ignorância

Eu só acho que as pessoas deveriam ler mais e procurar entender um pouco mais de política antes de formar qualquer opinião. Em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sedear a Copa de 2014, a grande maioria da população ficou feliz, e mal ouvíamos falar de protestos sobre as condições do país. O problema é que no decorrer dos anos, a população assistiu verbas saindo de todos os lados para construção de estádios e tudo mais, quando ouviu durante tanto tempo que não se tinha dinheiro o suficiente para melhorar departamentos essenciais como saúde, segurança e educação. 

Saber que essa copa saiu mais cara do que as duas últimas SOMADAS, e que a FIFA está obtendo um lucro recorde em um país onde a região nordeste é devastada pela miséria, fome e sede não é aceitável em lugar nenhum, então é mais do que óbvio que não se tem muito o que discutir. A culpa é do PT? Do PSDB? Da FIFA? Do povo? Na minha opinião, a culpa é do Cabral, do Dom Pedro, da Ditadura Militar, da corrupção e da negligência política e popular que acontece há anos. 

Tendo dito tudo isso, sigo informando que eu não sou contra o futebol, sempre torci pelo Brasil nas copas, gosto de ver a criançada pintando a rua aqui de casa e enchendo tudo com bandeiras e fitas verdes e amarelas e não estou jogando a culpa na seleção. Mas é impossível fechar os olhos pra toda injustiça e se limitar a assistir o jogo comendo pipoca sem protestar. 


Daí as coisas só pioram quando:
- Metroviários fazem greve e são marginalizados.
- Jornalistas cobrem protestos e são marginalizados.
- Povo saí na rua e é marginalizado.
- Polícia militar é mais símbolo de guardas do governo do que protetores da população. 

Além de tudo, a mídia tem sido EXTREMAMENTE PARCIAL quando publica títulos absurdos como esses abaixo, onde logo no título já joga fora o direito à greve.

"Cerca de 60 funcionários do Metrô que estabeleceram o caos em SP são demitidos, diz secretário


"Trabalhadores do metrô de São Paulo ignoram decisão judicial e mantêm greve"


Fora as matérias de telejornais que apresentam salários de metroviários com mais de 30 anos de empresa pra induzir a população a pensar que a greve é abusiva. Catraca livre pra não prejudicar a população o governo não quer né? rs É tudo piada pronta. A copa vai começar quinta de qualquer jeito. Como vai ser, eu não sei. Só sei que é uma ótima oportunidade pra protestar e fazer valer o título de democracia que temos. Outra ótima ideia é aproveitar pra fazer algo bom e mostrar as coisas boas do país pra tirar a impressão de país de carnaval, futebol e mulher nua que temos. Pra isso você pode participar de movimentos cujo o foco não é futebol, como o Impacto evangelístico na Abertura da Copa no ItaquerãoVocê também pode protestar da sua casa no Evento do Facebook chamado "Vaiar o discurso da Dilma na TV". Achei engraçado+pacífico. Enfim, te desejo uma boa copa mas não uma copa conformada. Vai ter copa sim, mas isso não quer dizer que todo mundo apoia o fato dela ser realizada aqui, nessa situação insustentável. 

E claro, só pra concluir, achei essa frase o máximo pra quem é cristão e quer fazer a diferença nesses dias ruins: