sábado, 26 de abril de 2014

Aniversário da Vitória

Hoje é aniversário da minha melhor amiga. Ele está na minha vida há mais de dez anos, e pra falar dela é sempre tão difícil, pois seus textos são lindos, suas frases fantásticas e sua criatividade é única. Estou falando da Vitória, do aViviu.


Rimos e choramos juntas;
Andamos pela Av. Paulista toda;
Viajamos algumas vezes;
Somos parte do "sempre as três", uma história de amizade com a Line;
Tudo novinha! rs
Temos ideias e interesses iguais;
Discutimos muitas vezes; 
Superamos fases ruins; 
Ainda somos amigas. 

Sei que minha história não seria a mesma sem o dedo dela aqui e ali. Meu casamento não seria a mesma coisa se ela não tivesse aguentado minhas muitas neuras e chorado de alegria no final de tudo. Eu choraria por mais tempo em algumas situações se não pudesse desabafar com ela. Eu não teria alguém para repreender por contar inúmeras piadas de humor negro. Meu eu sem ela, seria triste. 

Tá gata nessa foto! hahahaha

Quando li, vi o quanto é bom saber que ela pensa com eu. É difícil imaginar minha vida sem a amizade tão bonita dela. Mesmo que esteja morando meio longe, continuamos nos falando praticamente todos os dias (obrigada internet!), e sei que isso vai permanecer. Quem mais leria meus textos? Quem mais me diria pra parar de ser boba (a Line! rs)? Quem mais conseguiria deletar muitas coisas que me rodeiam pra continuar cultivando nossa amizade apesar de tudo?

Enfim, divido aqui uma frase que escrevi a pedido da Line ontem: Se é verdade que vamos deixando pedaços do nosso coração com quem amamos durante a vida, a Vitória sempre terá um, e a Line sempre terá outro. 

Vi, feliz aniversário. Fique feliz apesar do dia nublado. Fique feliz apesar de tudo. Sei que todos os seus sonhos vão se realizar, pois "é muito Deus na sua vida!", certo? Nunca perca seu sorriso e seu senso de humor. Continue nos seus projetos inteligentes mesmo com dúvida. Continue sendo essa cristã sábia e amorosa que é. Continue firme, mesmo que não veja algo acontecendo, pois isso é fé, amiga. Sem fé, é impossível agradar à Deus, e eu acho que você tem agradado muito com esse seu jeitinho persistente. rs 

Amo você! 

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." - Jeremias 29.11




sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ser voluntário, mas não da Copa!

Tenho lido muitas críticas quanto ao programa de voluntários da Copa do Mundo, que está reunindo cerca de 15 mil brasileiros para trabalharem durante o evento. Tudo bem que talvez isso seja bom para o currículo de quem vai participar do programa, mas eu acho frustrante. 

Nós temos cerca de 400 mil ONGs no Brasil, e apesar de saber que boa parte delas não exerce um trabalho sério, também sei que as que se empenham realizam uma obra transformadora. Mas sabe como é complicado para essas organizações conseguirem um trabalho voluntário de qualidade, ou doações o suficiente para realizar grandes projetos? É muito complicado manter um sonho vivo quando estamos em um país de consciência social tão falha. 


Os argumentos para não ajudar, geralmente são os mesmos:

"O Governo Federal tem programas que ajudam os necessitados. Eu não sou ajudado por ninguém e tenho que trabalhar duro. Não tenho tempo pra ajudar." 


Uma sociedade que pensa que o Governo é o único responsável por ajudar, não vai chegar muito longe. Se todo mundo ajudasse todo mundo (que realmente precisa), o país e o mundo seria indiscutivelmente melhor. 


"Essas ONGs aí são todas de lavagem de dinheiro. Não confio!"

Sabia que você pode conhecer, e exigir prestação de contas de qualquer ONG? Sabia sim, mas é mais fácil justificar usando os maus exemplos. 

"Temos que ajudar mesmo, mas no momento estou muito ocupado e no futuro pensarei nisso."

Um sábado do seu mês já é o suficiente pra mudar a vida de alguém, e muito. E você também sabe disso. 

Tendo dito tudo isso, eu realmente preciso dizer o quanto me incomoda o fato da FIFA conseguir cerca de 15 mil pessoas para trabalhar de graça em um evento mal elaborado e sobrecarregado de injustiça social, ao passo em que crianças com Câncer, desabrigados, pessoas perseguidas por causa de sua fé, necessitados de doação de sangue, órfãos, deficientes intelectuais e físicos, famintos e animais abandonados encontram tanta dificuldade pra conseguir ajuda. 

Escrevi esse post recentemente sobre a Dram´NGO, que pretende ajudar as organizações no trabalho de comunicação, e isso é ótimo, pois a falta de informação é grande parte do problema. 

Não adianta ficar criticando o governo o tempo todo, se agirmos com as mesmas prioridades que ele. A mudança começa em nós, e isso é muito mais do que uma frase de efeito. 

Vou deixar o link de como ser voluntário dos projetos com os quais trabalho e que conheço pessoalmente ou indiretamente e sei que são sérias. Veja se algum deles é interessante para você, e se informe também. 


Nome: Fundação Abrinq - Save the Children
Área: Direito das crianças e adolescentes


Nome: Missão Portas Abertas
Função: Ajudas cristãos perseguidos ao redor do mundo
Nome: Instituto Olga Kos
Área: Inclusão Cultural de pessoas com deficiência intelectual 

Nome: Médicos sem fronteiras
Área: Ajuda médica e humanitária à pessoas em situação de risco

Nome: Sonhar acordado
Função: Projetos de desenvolvimento social para crianças de baixa renda

Nome: Doutores da Alegria
Área: Leva humor (e alegria) à pacientes de hospitais

Nome: União Internacional Protetora dos Animais
Área: Ajudar animais abandonados
capture-20130613-170924

Não se identificou ainda? Acessa o Atados e eles acham um projeto que seja sua cara. Eles reúnem as ONGs que estão precisando de voluntário e te colocam em contato com quem precisa. 

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Depressão e esperança

Conselho: Dê um play na música! ;)




Muitas vezes as coisas podem parecer confusas nas nossas vidas, mas não se entregue. Pode seguir em frente pois você tem uma esperança viva! 


Estava assistindo um programa ontem chamado "Acumuladores" no Discovery. Contava a história de uma jornalista aposentada que entrou em uma depressão profunda. Passou a colecionar coisas sem jogar nada fora, nem mesmo o lixo. A situação ficou tão crítica que a casa dela quase foi condenada e demolida e precisou de uma séria intervenção. 

O que leva alguém pra essa situação, se não a falta total de esperança? É claro que a depressão é uma doença séria e eu entendo isso, mas não deixe isso ser maior do que um Deus que te ama. Ainda que essa doença esteja presente hoje na sua vida, pode ter certeza que há uma saída e você não precisa se entregar. 

Pense que os apóstolos de Jesus, viram seu mestre pregado em uma cruz, sem vida e eles mesmos se sentiram sem saída e tão condenados a morte que se esconderam. Se você estiver nessa situação, e viu todas as suas esperanças mortas como eles, fique calmo. Não é o fim. 

Desejo que aconteça como aconteceu no terceiro dia. Que você entenda que sua esperança não morre, pois ela é eterna. Que você consiga olhar para um Cristo que venceu a morte, que ressuscitou para que você pudesse vencer e nada pode mudar isso. Que pelos olhos da fé, você consiga enxergar a sua esperança em pé, na sua frente.

Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? [I Co 15:55]

Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. [I Co 2:9]

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. [2 Coríntios 4:7-10]

Para ver a tradução da música do ínicio, Buried In The Grave do All Sons & Daughters, clique aqui.

Ótimo final de semana à todos! ;)