terça-feira, 24 de junho de 2014

Vergonha alheia: Caio Fábio no The Noite

Tenho muitas pautas em espera, mas não posso deixar de falar sobre a entrevista constrangedora que o Pastor Caio Fábio deu para o humorista Danilo Gentili ontem (23), no programa The Noite do SBT. Vou deixar o vídeo no fim para quem ainda não viu, mas eu não aconselho divulgar.


Apesar do Caio Fábio expressar algumas indignações que compartilho a respeito da igreja evangélica, é insuportável ouvi-lo dizer que viajou o país tentando esclarecer uma massa totalmente ignorante. Sabe aquele aluno na sala de aula que pensa ser o único que sabe escrever uma redação, e se auto elege orientador dos demais, até quando não é requisitado? Pois essa personagem resume o que o pastor tenta ser. 

Vou deixar claro que: 

Criticar as igrejas evangélicas: Ok! 
Discordar da manipulação feita por alguns pastores: Ok!
Questionar ensinamentos que só contrariam o que Jesus disse: Ok! 

Mas...

Pensar que é o único a cumprir a vontade de Deus: Não!
Generalizar todos que frequentam uma igreja como ignorantes: Não!
Sugerir que não existe vida inteligente dentro da igreja, para que todos te sigam: Não! 

Mas o maior "Não! Por favor, não!" vai para o relato ridículo que ele faz na entrevista, sobre ter iniciado sua vida sexual aos cinco anos com a sua babá, de 15 anos. Apesar de ser uma menor abusando sexualmente de outro menor, ainda é a cena de uma criança sendo molestada, e não deveria ser descrita com alegria em rede nacional, por um pastor. Pior ainda, é aproveitar isso para dizer que a igreja orienta mal crianças e jovens sobre sexualidade sem nenhum argumento sólido. 

Igreja nunca foi um prédio! Igreja significa "chamados para fora", ou seja, um grupo de pessoas chamadas para sair de um lugar onde se reúnem, para realizar aquilo que Jesus ensinou, juntas! Tem um monte de gente que não faz isso. Todo mundo sabe. Mas isso não significa que não tem ninguém fazendo o certo além dele. É o que eu sempre digo: As pessoas devem se informar mais, antes de falar sobre qualquer coisa. 

A questão é que tem um povo que ama se auto elogiar e se promover com base no erro de alguns, induzindo muitos a pensar que todos erram, mas não é assim não. É muito, mas muito fácil mesmo criticar uma igreja, uma ONG, uma instituição sem fins lucrativos ou qualquer um com algum propósito ou desafio social. Difícil, é sentar e conversar com seus líderes e assumir a responsabilidade de mudar o que está errado para que o objetivo seja alcançado. 

As ruas estão lotadas de pessoas que saíram da igreja dizendo que desistiram por terem visto algo de errado nos membros ou na liderança. Me desculpe, mas se você é uma delas, saiba que abandonou um barco a deriva, e agora está sozinho em um bote dizendo que pulou fora pois sabia o caminho, e os tripulantes não. Só se esqueceu de uma coisa: Só existe um farol, e ele pode ser visto de um barco, de um bote ou de qualquer lugar. Mas um barco salva mais "homens ao mar" do que um bote. Entendeu? 

Outra coisa que sempre me deixa pensativa, é saber que o Danilo Gentili era evangélico e foi um desses que saiu por não concordar e blablabla. Sempre gostei dele como humorista, escritor e repórter. Também gosto de assistir o seu programa, apesar de não curtir piadas "pesadas". Acho que se uma pessoa inteligente como ele tivesse se colocado a disposição do reino de Deus, e não apenas de uma igreja (homens que erram), teria feito uma diferença enorme. Ainda digo que se ele quisesse, poderia ter confrontado muito mais algumas das ideias incoerentes do Caio Fábio sem se esforçar, mas nem isso fez. Uma pena. 

Enfim, fica aí o vídeo de uma entrevista que tinha tudo pra ter sido uma crítica sólida contra o uso indevido do evangelho, mas não passou de uma sessão de auto elogios de um tal de Caio com sua filosofia que até teria base, se não fosse tão egocêntrica. 




6 comentários:

  1. Graça e Paz! De fato quem ouviu o Caio pregando o Evangelho nos anos 70/80 não ouve nada de novo em relação ao que ele prega como verdade do Evangelho hoje. Mas até um Caio, cai...e é pisoteado pelos pares em todo país, porém, como qualquer pessoa, também se levanta, É impossível cair e se levantar e continuar sendo a mesma pessoa. Sua indignação com a atual fase da Igreja Cristã no Brasil tem sido aguda e muita vêzes seus comentários são constrangedores (para os mais conservadores), mas é o Caio...com seus altos e baixos, com sua linguagem pra lá de prolixa, e que gera afetos e desafetos com uma facilidade tremenda! Falando da entrevista, creio que ele quis deixar um recado, qual seja, trazer uma nova proposta com relação ao nosso relacionamento com Deus. O jeito egocêntrico de contar suas experiências pessoais se alinham com a naturalidade de quem um dia andou sem Jesus, o que não significa que ele seja assim hoje, pelo contrário, sua pregação é forte, seu ensino é denso e seu amor pelas pessoas é experiencial. Ele aproveitou o público alvo do programa, que na sua maioria são jovens, para falar de coisas que os jovens entenderiam, e se absteve de falar de coisas que só a igreja entenderia. Resumindo, eu gostaria mesmo é de ouvir os comentário de quem ainda não tem Jesus como Caminho a ser seguido, afim de termos uma ideia melhor de como foi a repercussão desta entrevista fora do ambiente "igreja". Afinal, é para este público que o Caio esteve falando... (penso eu)! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não acredito que Jesus precise de pessoas falando sobre pedofilia enquanto afirma que toda e qualquer igreja (inclusive as nossas) são frequentadas por pessoas burras, para alcançar "não cristãos" pro reino. Sei que a pregação dele realmente ERA densa, mas esse egocentrismo atual e a forma de pensar "só eu, e os que andam comigo sabem a verdade", não condiz com o evangelho que conheço. Mas como disse, até um Caio, cai. Só espero que ele se lavante logo. :)

      Excluir
  2. Nossa, eu iria redigir um comentário, mas após ler o comentário acima (do "O Evangelho VIVE") achei desnecessário.
    Usou de muito bom senso para exteriorizar seu sentimento.

    Abraços! Que outros compreendam o evangelho como Caio, e tmb como o mano acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tihh, vou replicar a resposta acima tá?
      Não acredito que Jesus precise de pessoas falando sobre pedofilia enquanto afirma que toda e qualquer igreja (inclusive as nossas) são frequentadas por pessoas burras, para alcançar "não cristãos" pro reino. Sei que a pregação dele realmente ERA densa, mas esse egocentrismo atual e a forma de pensar "só eu, e os que andam comigo sabem a verdade", não condiz com o evangelho que conheço.

      Excluir
    2. Sara, não sou evangélico, sou mórmon, e seu texto explanou exatamente a percepção que eu tive da entrevista. Que o Senhor olhe e abençoe
      as igrejas e pastores dignos e honrados que ainda existem, e não à generalização. Essas coisas acontecem no meio mórmon também, nosso foco deve ser sempre Jesus, nosso Senhor e Salvador.

      Excluir