quarta-feira, 19 de junho de 2013

Boa noite Brasil, boa noite!

Boa noite pra você, que acreditou que valeria a pena ir pra rua com milhares de pessoas ao invés de ir para o conforto da sua casa. Pra você que sabia que mesmo sendo um, faria uma grande diferença. E fez! Você que não perdeu a emoção, que não se conformou, que convocou "vem pra rua!" pelas ruas das grandes cidades e que suportou por uma semana ser o alvo dos colegas que diziam "será inútil". Diga, essa é uma boa noite para nós, não é? Entramos na história juntos.

Sara de Paula e Karina Endres na Av. Paulista

Boa noite alguns colegas do serviço, faculdade e dia a dia que investiram tanto tempo em longos discursos pessimistas, mas não investiram nem um minuto para apoiar a causa. Pra vocês que tiveram tanta preguiça de ler que ainda tem plena convicção de que milhares de pessoas protestaram apenas pelo aumento de R$ 0,20 na passagem. Boa noite mesmo vocês tendo generalizado a ponto de achar que até eu fui saquear lojas. Sei que muitas vezes foi brincadeira, e em algumas vezes até engraçadas mas é melhor agir um pouco ao invés de só brincar. 




Boa noite governadores e prefeitos que vieram a público dizer que iriam recuar mesmo depois de alguns de vocês terem sido tão decisivos nas declarações de que se manteriam. Apesar de ter achado terrível vocês falarem tanto nos prejuízos que os investimentos da cidade vai ter, a decisão foi a mais sábia. Só gostaria que vocês entendessem que, o que prejudica o tesouro e investimentos de São Paulo não é a diferença da passagem não. Isso a cidade aguenta pagar. O que ela não aguenta é o superfaturamento das obras, o desvio nas licitações e a corrupção no geral. Nem São Paulo, nem o Brasil, nem nós vamos mais "investir" tanto dinheiro nisso. 


Boa noite a polícia militar que mudou radicalmente de posição em relação aos manifestantes. A presença de vocês ontem mal era vista, e sei que as operações ainda merecem aperfeiçoamento, mas pelo que notei, essa melhoria já está em andamento.



Boa noite minoria de marginais que se aproveitaram mais uma vez das manifestações. Seus rostos foram marcados e existe um país inteiro agora querendo ver vocês presos junto com o Renan Calheiros, afinal, vocês são iguais. 



Boa noite partidos políticos oportunistas que tem usado as manifestações a favor das suas ideias, quando na verdade, uma coisa mal tem relação com a outra. Vocês perderam o meu voto e o de muitos outros que repudiam essa atitude. 

Mas principalmente, muito boa noite ao movimento Passe Livre, que acordou uma nação de estudantes, homens e mulheres. Vocês inspiraram a mudança e trouxeram a tona a voz do povo. Que o objetivo de vocês nunca envergue. 

Ontem Arnaldo Jabor teve que voltar atrás na sua declaração, e eu caminhei da praça da Sé até a Avenida Paulista na mais perfeita paz. 
Hoje o José Simão esculhambou a república junto conosco, fomos capa do NY Times e conseguimos a redução da passagem.
Amanhã tem mais lutas e mais vitórias. Amanhã, o Brasil vai acordar mais forte ainda. 


Boa noite brasileiros, boa noite! 

Ps.: Boa noite Karina Endres, companheira de protesto que tirou essas lindas fotos comigo! 
Vejam as fotos do protesto de ontem aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário